A Revista Cadernos do Brasil publica textos originais, ou de revisão, que falem sobre o Brasil ou América Latina e que sejam escritos por estudantes de licenciatura (graduação), mestrado ou doutorado. Também são aceitos textos de estudantes recém formados (menos de 1 ano) em cursos de licenciatura (graduação) ou mestrado.
Todos os textos publicados pelo Cadernos do Brasil passam por revisão “cegas por pares” (double-blind peer review).
O Cadernos do Brasil aceita os seguintes tipos de documentos acadêmicos: Artigos; Artigos de Revisão; Revisões de Livros; Revisões de Filmes. As regras para cada tipo de texto consta abaixo na seção “Regras de Submissão”.
A revista publica semestralmente, havendo duas edições por ano (Outubro e Março), mas funciona no formato de submissão contínua, podendo os textos serem submetidos em qualquer época do ano. Em caso de aceitação para publicação, se houver tempo hábil para a editoração, o texto é publicado na próxima edição. Caso contrário, a publicação acontece na edição semestral seguinte.
O Cadernos do Brasil também tem chamadas temáticas de artigo (Call for Papers) que são apresentadas na página “Chamada de Artigos”.
Todas as submissões devem ser feitas por email para o endereço: cadernosdobrasil@gmail.com. Na submissão, devem ser enviados, por anexo, os seguintes documentos:
- Texto completo sem identificação dos autores de forma a garantir o anonimato.
- Texto completo com dados dos autores (nome completo; Email; instituição e curta biografia).
- Termo de aceitação assinado
Regras de Submissão.
A Revista Cadernos do Brasil segue as regras de citação e referenciação da APA 7th. Para mais informações: https://www.uc.pt/site/assets/files/1540910/normas_para_referencias_bibliograficas_segundo_apa_18_de_marco.pdf
Tipos de Textos Aceitos para Publicação:
Artigo: Até 5 mil palavras (incluindo texto e notas de rodapé, sem bibliografia). São textos com contribuições originais para a literatura. Os artigos apresentam uma introdução, corpo do texto, conclusão e bibliografia.
Artigo de Revisão: Até 3 mil palavras (incluindo texto e notas de rodapé, sem bibliografia). São textos de revisão da literatura, apresentando os pontos mais importantes e divergentes de alguns estudos ou teorias.
Revisão de Livro: Até mil palavras. Apresenta uma revisão dos pontos mais importantes de 1 livro.
Revisão de Filme: Até mil palavras. Apresenta uma revisão dos pontos mais importantes de 1 filme.
Para as revisões de artigos, de livro e de filme, só serão aceitos textos que dialoguem com alguma ciência social ou humanidades. Textos e filmes ficcionais podem ser utilizados caso tenham algum aspecto, mesmo que metafóricos, que contribua para as ciências sociais.